top of page

João Forjaz Mendes

Portalegre, 1979

 

Arquiteto português, licenciado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, o trabalho de João Forjaz Mendes tem-se desenvolvido maioritariamente em duas frentes: na reabilitação do património arquitetónico português, incluindo a participação no projeto do Fórum Eugénio de Almeida, no cerne de uma área classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, e no estudo de como os processos de urbanização moldam e alteram os imaginários urbanos.

Enraizada na sua prática profissional está a noção da falta de comunicação entre os arquitetos e o público, e as dificuldades por que cada arquiteto passa em todos os projetos.

Alex Gozblau

Perugia, 1971

 

Ilustrador italiano radicado em Portugal, com um extenso corpo de trabalho em periódicos portugueses de prestígio, como o Expresso, o Público e o Diário de Notícias, livros e animação, incluindo ser co-argumentista da premiada curta-metragem “A Dama da Lapa”. Além de ver o seu trabalho mostrado em exposições individuais, Alex Gozblau também recebeu inúmeros louvores ao longo da sua carreira, nomeadamente pelo Clube de Criativos de Portugal, pela Society of News Design e pela Casa de Imprensa, com a atribuição do Prémio Stuart de Desenho de Imprensa El Corte Inglés/ Casa de Imprensa.

Rui Pedro Bordalo

Guarda, 1977

 

Tirando partido do seu percurso académico na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, é um fotógrafo português que trabalha sobretudo no domínio da fotografia arquitetónica.

Interessado em explorar o potencial  da fotografia como registo das dimensões formais e simbólicas  da arquitetura, cidade e território na definição de uma paisagem alterada pelo Homem.

Presentemente trabalha num projeto sobre como os processos de urbanização correntes definem a imagem da cidade de Lisboa.

bottom of page